Internacionalização das empresas incide cada vez menos em setores tradicionais
O ISCTE organiza entre 19 de outubro e 16 de novembro o Mês da Internacionalização, que engloba conferências, exposições, divulgação de estudos e o lançamento de um livro.
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O programa do Mês da Internacionalização é extenso e arrancou com o lançamento do livro "A internacionalização da economia portuguesa". Nuno Crespo, vice-reitor do ISCTE e um dos coordenadores do livro, explica que a obra quer dar a conhecer o sucesso empresarial português em setores cada vez menos tradicionais.
"Alguns casos são muito conhecidos como a Science For You, Fly London, Wedo technologies, ou BuyinPortugal mas vamos buscar alguns casos de outros setores menores esperados, como a Riberalves, ou vamos buscar a Aralab. É um conjunto de empresas que nos ajudam a perceber que a realidade da internacionalização da economia portuguesa é cada vez menos apenas de setores tradicionais, mas também de setores mais modernos".
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Nuno Crespo explicou que as geografias da internacionalização também se estão a alterar com Portugal a conseguir entrar em novos mercados, "seja na América Latina, na América Central, seja nos países árabes, seja em geografias que vão muito além do nosso tradicional, da nossa vizinha Espanha e de alguns outros mercados tradicionais de exportação".
Além da gestão e da economia, o ISCTE quer também olhar para o tema da internacionalização através de outras áreas de estudo do Instituto Universitário de Lisboa. "Por exemplo, uma exposição de fotografia que emana da área de antropologia aqui no ISCTE. São vários olhares para vários espaços pelo mundo fora. No fundo é essa interdisciplinaridade e essa pluralidade de olhares que procuramos ter aqui no mês da internacionalização".
O ensino superior afirma-se cada vez mais como uma área de investimento importante no âmbito da internacionalização, defendeu Nuno Crespo, referindo que, em 2016, o ISCTE recebeu alunos de 89 nacionalidades. "É muito interessante ver também, programas dirigidos à temática da internacionalização têm cada vez mais sucesso e mais procura".
No âmbito do mês da internacionalização, o ISCTE terá várias iniciativas ligadas ao tema, desde o processo do Brexit e as suas consequências para a economia portuguesa, passando pela divulgação do "ranking" de internacionalização das empresas portuguesas e uma conferência sobre a língua portuguesa no comércio e cultura.