Investimento de 16 milhões de euros. Carris tem 44 novos autocarros totalmente elétricos
Dos novos autocarros, 30 são "standard" e 14 são minibus batizados "Manjericos"
Corpo do artigo
A Carris apresenta, esta segunda-feira, 44 veículos 100% elétricos, dos quais 30 são autocarros "standard" e 14 são minibus batizados "Manjericos".
Todos vão assegurar oito carreiras novas, também batizadas “Carreiras de Emissões Zero", representando um reforço de rotas e percursos novos no centro histórico de Lisboa. Ao todo, trata-se de um investimento de 16 milhões de euros (os 30 "standard" custaram 12 milhões e os "Manjericos" custaram quatro milhões).
Esta aquisição faz parte de um plano maior que prevê a compra de mais de 400 autocarros sustentáveis até 2027. Nos próximos três anos, a empresa quer mais de 90% da frota descarbonizada e menos de 80% de emissões de CO2 para a atmosfera.
A renovação da frota não terá impacto no preço do bilhete cobrado por viagem, garante à TSF, Pedro Bogas, presidente da Carris. Estes autocarros fazem parte de um plano maior de descarbonização da frota que a empresa tem em curso e que representa um investimento de 165 milhões até 2027.
O líder da transportadora assegura ainda que as viagens serão seguras e com autonomia, segundo os estudos realizados para estes veículos.
Quase todos os novos veículos começam a operar a partir desta segunda-feira, com auto carregadores a bordo e estações de carregamento na Pontinha, para os "standard", e em Miraflores, para os "Manjericos".
Pedro Bogas sublinha que este esforço de financiamento contou com fundos do PRR e do Proseur.
