O Banco Europeu de Investimento (BEI) apresentou esta terça-feira, em Lisboa, o balanço do ano passado. 2017 foi um ano que completa um ciclo de cinco temporadas sempre a crescer.
Corpo do artigo
O aumento do financiamento ao setor da inovação em Portugal foi o que mais cresceu na carteira do Banco Europeu de Investimento (BEI) em Portugal. O investimento passou de 163 milhões, em 2016, para 295 milhões de euros, em 2017.
O vice-presidente do BEI, Roman Escolano, afirmou que o crescimento no último ano foi de "81% no investimento em produtos de inovação". "Este é um número muito importante para o BEI que se afirma em Portugal como "uma das alavancas mais potentes para o crescimento da economia portuguesa".
Portugal recebeu do BEI 1 906 milhões de euros em 2017 para apoiar 25 operações. Roman Escolano disse que esta "é uma grande injeção de financiamento em condições muito boas, em condições triplo A para a economia portuguesa"; uma Economia que entrou em "modo de recuperação".
TSF\audio\2018\01\noticias\25\jm
Quase metade dos apoios do BEI destina-se às Pequenas e Médias Empresas com 1022 milhões de euros, o que tem impacto no mercado de trabalho. De acordo com Roman Escolano, de forma indireta, cerca de "260 mil empregos foram apoiados pelo financiamento do BEI"