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Validar as faturas no portal e-fatura é essencial se quer fazer aumentar o reembolso do IRS, ou reduzir o valor que terá de pagar, se for o caso.
Se ainda não o fez, não perca tempo, porque o prazo termina dia 26.
Primeiro, é necessário ter a senha de acesso ao e-fatura. É a mesma que usa para aceder ao Portal das Finanças. Depois de entrar no e-fatura, deve clicar no menu em “Despesas dedutíveis em IRS” e de seguida em “Adquirente”.
Vão aparecer todas as categorias de despesas que pode deduzir. Por exemplo, educação e saúde, e o valor que já acumulou por ter pedido faturas com número de contribuinte.
Se tiver faturas pendentes, terá um alerta. E para validar essas faturas tem de clicar no botão “Complementar Informação Faturas”.
Caso não reconheça o nome do estabelecimento ou que não se recorde de alguns gastos, procure as faturas em papel ou pesquise pelo nome ou morada da entidade.
E se tiver faturas que incluem despesas de saúde com taxa de IVA de 23%, o portal vai alertar. Só tem de associar a receita e o valor da despesa que está coberto.