Itália e Espanha vão sofrer fortes recessões este ano e as suas economias vão continuar a diminuir em 2013, prevê o Fundo Monetário Internacional (FMI).
Corpo do artigo
Numa atualização do seu "Outlook" (publicação com previsões económicas) hoje divulgada, o Fundo prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) da Itália diminua 2,2 por cento este ano e 0,6 por cento em 2013. Para Espanha, o FMI augura uma redução do PIB de 1,7 por cento este ano e 0,3 por cento no próximo.
Estes valores representam uma revisão muito negativa das previsões que o FMI apresentava em setembro. Na altura, o Fundo não previa recessões em nenhum destes países.
A revisão do FMI é, no entanto, coerente com valores avançados mais recentemente. No início desta semana, o Banco de Espanha divulgou uma previsão de uma quebra de 1,5 por cento do PIB este ano, com uma ligeira retoma de 0,8 por cento no próximo.
O Fundo reduziu as previsões de crescimento para toda a zona euro, citando como justificações os efeitos da falta da liquidez no setor bancário, o aumento continuado das taxas de juro das dívidas soberanas e o impacto das políticas de austeridade.