O líder do PCP considerou que a atual taxa de desemprego de 15,7 por cento é «assustadora» e lembrou que mesmo com a ligeira baixa do desemprego jovem «um em cada três jovens estão desempregados».
Corpo do artigo
O secretário-geral do PCP chamou à atenção para a duplicação do número de desempregados em Portugal em pouco tempo de meio milhão para mais de um milhão.
Jerónimo de Sousa aproveitou ainda para desvalorizar a ligeira redução no desemprego jovem, tendo lembrado que atualmente «um em cada três jovens estão desempregados».
O líder comunista, que não esqueceu aqueles que têm vínculos precários, classificou a taxa de desemprego em julho em Portugal de 15,7 por cento como «assustadora».
Jerónimo recordou que nesses 15,7 por cento estão «homens, mulheres e jovens que não sabem o que hão de fazer à vida porque se acabou o fundo de desemprego e não têm direito ao subsídio de desemprego».
Considerando que o número do desemprego conhecido esta sexta-feira é «preocupante», o secretário-geral do PCP fica à espera de ver o que vai acontecer a partir de setembro, quando terminar o emprego sazonal das férias de verão.
«A preocupação é grande, porque com esta política o desemprego vai continuar a aumentar», adivinhou Jerónimo de Sousa.