Os juros exigidos pelos investidores para transaccionar títulos de dívida soberana portuguesa a dois anos negoceiam hoje em baixa pelo quinto dia consecutivo, assim como a dez anos estão a cair desde há quatro dias.
Corpo do artigo
Às 08h48 os juros exigidos pelos investidores para transaccionar títulos de dívida soberana portuguesa com maturidade a dois anos negociavam, em média, nos 11,225 por cento no mercado secundário, abaixo dos 11,257 por cento de quinta-feira, segundo a agência de informação financeira Bloomberg.
Na maturidade a cinco anos, os juros exigidos pelos investidores para deterem títulos de dívida soberana portuguesa estavam a aumentar, mas abaixo dos valores registados no início da semana, negociando nos 11,313 por cento, acima dos 11,294 por cento de quinta-feira.
Quanto à taxa de juros da dívida a dez anos também caía, situando-se nos 9,236 por cento, também abaixo dos 9,261 por cento de quinta-feira.
De uma maneira geral, os juros iniciaram uma trajectória descendente esta semana, marcada pelo debate no Parlamento Europeu sobre os últimos desenvolvimentos das crises das dívidas públicas europeias.
O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn, afirmou em Estrasburgo que o apoio a Portugal, que deverá ser aprovado na próxima semana, significa um «virar de página» na crise das dívidas soberanas.