Os juros da dívida soberana portuguesa estão a descer hoje em todas as maturidades, o mesmo acontecendo em espanha, Itália e Grécia.
Corpo do artigo
Cerca das 9h30, hora de Lisboa, os juros da dívida soberana portuguesa a dois ano negociavam nos 4,980 por cento, abaixo dos 5,465 por cento de terça-feira, segundo dados da agência de informação financeira Bloomberg.
Na maturidade a cinco anos, o valor a pagar para comprar dívida soberana portuguesa seguia nos 7,931 por cento, abaixo da fasquia dos oito por cento registados na sessão anterior.
No prazo a 10 anos, os juros estavam nos 9,239 por cento, a nona sessão consecutiva em que o valor a pagar está a um nível inferior à barreira dos 10 por cento.
Em Espanha, Itália e Grécia os juros acompanhavam a tendência portuguesa e recuavam em todas as maturidades.
Hoje inicia-se uma ronda de encontros entre o primeiro-ministro grego, Samaras, e vários líderes europeus, com uma a primeira reunião a ter lugar em Atenas com o líder do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.
Neste encontro, a Grécia deverá pedir o prolongamento, por mais dois anos, do cumprimento do plano de ajuda financeira ao país.
Este deve também ser o tema central da reunião de Samaras com a chanceler alemã, Angela Merkel, que decorre na quinta-feira em Berlim.
A ronda inclui ainda um encontro com o Presidente francês, François Hollande, em Paris.