Os juros da dívida soberana portuguesa estão, esta terça-feira, a subir a dois e a dez anos, mas estão a cair no prazo a cinco anos para os 12,977 por cento.
Corpo do artigo
Em Portugal, durante a manhã, os juros exigidos pelos investidores desciam na maturidade dos cinco anos para os 12,977 por cento (dos 12,980 por cento de segunda-feira), enquanto que a dez anos subiam para os 11,529 por cento (dos 11,494 por cento do dia anterior).
A dois anos, os juros seguiam nos 9,454 por cento, face aos 9,155 por cento de segunda-feira.
Os investidores estão hoje atentos aos leilões de Bilhetes do Tesouro em Espanha e à colocação de títulos de dívida na Itália.
De acordo com analistas citados pela agência de informação financeira Bloomberg, os juros da Itália têm estado sob pressão, influenciados pela "maior perceção do risco" em Espanha.
Assim, os juros pedidos pelos investidores para transacionarem dívida italiana situavam-se a dois anos nos 3,425 por cento, a cinco anos negociavam-se nos 4,838 por cento, uma descida, e a 10 anos situavam-se nos 5,731 por cento, uma ligeira subida face a segunda-feira.
No entanto, em Espanha desciam em todas as maturidades.
Entretanto, o Tesouro Público espanhol anunciou que colocou hoje 1.933 milhões de euros em títulos a três e seis meses e, nos dois casos, praticamente duplicou o juro que teve que pagar face à emissão anterior, em março.