Na véspera de dois leilões, os juros da dívida soberana portuguesa a dois anos estão a subir e voltam hoje a bater máximos históricos nas maturidades a cinco e a dez anos.
Corpo do artigo
Pelas 9h50, os juros exigidos pelos investidores para transaccionar títulos de dívida soberana portuguesa a cinco anos negociavam, em média, nos 12,251 por cento, acima dos 12,233 por cento da sessão anterior e tocando um novo máximo histórico.
Os juros de dívida soberana portuguesa a dez anos anos negociavam nos 10,691 por cento, acima dos 10,668 por cento de segunda-feira, batendo novo máximo histórico.
No prazo mais curto, os juros a dois anos avançavam face à sessão anterior, transaccionando-se nos 12,026 por cento, contra os 11,876 por cento de segunda-feira.
Esta quarta-feira realizam-se mais dois leilões das linhas de Bilhetes do Tesouro com um montante indicativo global entre 750 milhões de euros e mil milhões de euros.
Os dois leilões vão ser realizados com maturidade em 23 de Setembro e 23 de Dezembro deste ano, sendo o montante mínimo de alocação a cada linha de 300 milhões de euros.