
Um veículo ficou destruído com a queda de uma grua, durante a passagem da depressão Kristin, em Leiria, 29 de janeiro de 2026. A passagem da depressão Kristin pelo território português deixou um rasto de destruição, causou cinco mortos e vários desalojados. PAULO NOVAIS/LUSA
LUSA
A Caixa Geral de Depósitos disponibiliza 300 milhões em crédito e outros apoios. O Novo Banco avança com 100 milhões de credito sem spread nem comissões e a CA Seguros ativou plano especial de resposta após passagem de tempestades.
O levantamento dos prejuízos ainda está a ser apurado, mas há instituições financeira já a disponibilizar apoios às empresas e famílias mais afectadas pelo rasto de destruição deixado pela passagem da tempestade Kristin.
Só o sector da distribuição registou constrangimentos no transporte e o fecho temporário de 6 de 41 associados da APED nos concelhos de Leiria, Marinha Grande e Figueira da Foz.
Aos esforços da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição, que garante ter accionado de imediato, medidas para minimizar esta situação, juntam-se alguns apoios de seguradoras e algumas instituições bancárias.
CGD mobiliza 300 milhões em crédito e outros apoios
A Caixa Geral de Depósitos aprovou um conjunto de medidas extraordinárias e de implementação imediata, que atingem os 300 milhões de euros, mas em comunicado, adianta que este valor, poderá em caso de necessidade, ser ampliado.
As medidas são válidas para todos os clientes que declarem danos sofridos com a tempestade dos últimos dias e válidas também para as novas propostas, com data de entrada até 31 março 2026 e com contratação/escritura até 31 de maio.
No Crédito Habitação, obras e reabilitação, para novas operações e com a finalidade de "Apoio às Catástrofes Naturais", incluindo obras e reconstrução de imóveis para habitação própria permanente e secundária, é aplicado um Spread zero (quando era 2.15% taxa mista a 1 ano ) com isenção de comissões de formalização, estudo, avaliação e escritura cujo montante equivaleria a1.260 euros por operação.
O banco do estado decidiu ainda medidas adicionais a aplicar para créditos em vigor, nomeadamente, uma Moratória de carência Intercalar de capital e juros até 6 meses, além do alargamento de prazo até 10 anos, com limite de 80 anos do titular mais velho, diferimento de capital até 10% e redução de taxa de juro para taxas mistas em vigor ou redução dos spread.
Já no Crédito ao Consumo para multifinalidades e auto, a CGD oferece a 1ª prestação até 300€ (por operação), incluindo o crédito pessoal (multifinalidades) e auto (usado, novo e ESG).
Nos cartões de crédito para particulares, avança com a oferta da primeira anuidade, na ordem de 18 euros por ano, do cartão de crédito Caixa In, ou Classic, para clientes sem cartão de crédito e do aumento temporário de plafond para clientes de bom risco até 500 euros de incremento, a pedir em agência até 31 de março.
Ao nível do crédito a empresas, o banco vai isentar as comissões de estudo e contratação e gestão, bem como taxas bonificadas, para operações de curto prazo e médio-longo prazo, com a aplicação de uma carência de capital até 1 ano.
O apoio à tesouraria de curto/médio prazo terá uma carência até 6 meses e no médio longo-prazo e leasing (mobiliário e imobiliário) uma carência até 12 meses. Acresce ainda a oferta da 1ª anuidade do cartão de crédito Business Classic para clientes sem cartão de crédito.
Novo Banco disponibiliza 100 milhões de credito sem spread nem comissões
O Novo Banco anuncia a criação de duas linhas de crédito bonificado, num montante global de 100 milhões de euros, destinadas a apoiar famílias e empresas afetadas pelos impactos da tempestade Kristin.
As novas soluções de financiamento incluem uma linha de crédito hipotecário bonificada para famílias, destinada a apoiar obras de reparação e reabilitação de habitações danificadas pela tempestade.
Também uma linha de crédito bonificada para empresas, direcionada para apoiar a reposição da atividade, a reparação de infraestruturas e a recuperação de danos causados pelo fenómeno meteorológico.
Estas linhas foram desenhadas com condições financeiras mais favoráveis, nomeadamente spread zero e isenção das comissões bancárias, procurando aliviar a pressão imediata sobre os orçamentos familiares e a tesouraria das empresas, num momento particularmente exigente.
Em comunicado, Mark Bourke, CEO do Novo Banco assegura que as linhas de crédito "estarão disponíveis através da rede comercial do banco, sendo a análise e concessão sujeitas às condições habituais de risco de crédito."
CA Seguros ativa plano especial de resposta após passagem de tempestades
Com a sucessão de fenómenos meteorológicos adversos, como as tempestades Ingrid, Joseph e Kristin, que afetaram várias regiões do país, a CA Seguros, seguradora Não Vida do Grupo Crédito Agrícola, decidiu ativar um plano especial de acompanhamento e resposta para apoiar os clientes afetados e acelerar a regularização dos sinistros, sobretudo nos ramos de habitação comércio e automóvel, mantendo uma monitorização permanente da situação.
Para garantir uma resposta mais célere, a seguradora reforçou os meios humanos e operacionais no terreno, em áreas de atividade como Sinistros, Assistência e Atendimento ao Cliente.
Paralelamente, garante estar a reforçar a comunicação com os clientes, recomendando a utilização dos canais digitais, através da app e WhatsApp dedicados à área de clientes, para a participação de ocorrencias, preferencialmente acompanhada de registos fotográficos dos danos e orçamentos de reparação, agilizando todo o processo.
A rede comercial recebeu também orientações específicas para prestar um acompanhamento mais próximo e eficaz aos clientes afetados, assegurando um ponto de contacto de confiança num momento particularmente sensível.
João Pedro Borges, Presidente do Conselho de Administração Executivo da CA Seguros, em comunicado, assegura que "a prioridade é estar ao lado dos clientes quando mais precisam, garantindo proximidade, rapidez e soluções concretas e a seguradora continuará a monitorizar a evolução da situação meteorológica e o impacto dos fenómenos registados, ajustando os meios sempre que necessário".
....