Apesar de considerar que a economia pode entrar em recessão, Christine Lagarde diz que isto pode ser evitado se houver cooperação entre governos, bancos e organizações internacionais.
Corpo do artigo
A directora-geral do FMI advertiu, este domingo, para o risco «iminente» de a economia mundial entrar em recessão, muito embora ainda haja tempo para evitar esta situação.
«Ainda podemos evitar esta situação. As opções e as medidas para os governos e bancos centrais são presentemente menores que em 2009, mas se os diferentes bancos centrais, governos e organizações internacionais trabalharem em cooperação podemos evitar uma recessão», defendeu Christine Lagarde.
Em entrevista à revista alemã Der Spiegel, Lagarde recomendou, no caso da Europa, que os países mais atingidos pela crise da dívida devem aumentar os capitais próprios dos bancos com o objectivo de os fortalecer.
«Acreditamos que a recapitalização dos bancos deve ser suficientemente forte para enfrentar os riscos associados à crise da dívida e ao fraco crescimento das economias», frisou.