Esta ambição foi manifestada pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, durante o warm up da conferência de mobilidade Lisbon Mobi Summit, no auditório da sede da EDP, em Lisboa.
Corpo do artigo
O Ministério do Ambiente quer que a lei que regulamenta as plataformas eletrónicas de transporte em veículos descaracterizados (TVDE) seja votada no Parlamento em fevereiro. A lei que regulamenta as plataformas como a Uber, Cabify e Taxify está a ser discutida desde março de 2017 na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas.
"A proposta de lei para o transporte em veículos descaracterizados vai ser votada em fevereiro no Parlamento. É mais uma alternativa para os utentes viajarem de porta a porta e queremos complementar a cadeia da mobilidade", assinalou José Mendes durante a intervenção na Lisbon Mobi Summit em que promoveu a "agenda para a descarbonização da mobilidade".
O Partido Socialista tem procurado apoios para conseguir fazer passar a proposta de lei do Governo que prevê, entre outras medidas, que não haja qualquer limite de circulação para os carros associados às plataformas.
Esta proposta tem sido fortemente contestada pelos partidos mais à esquerda, PCP e BE, e pelos taxistas, que defendem a introdução de contingentes para estes veículos.
A Lisbon Mobi Summit
Sempre quis testar a condução num carro elétrico e nunca teve oportunidade? Vai poder fazê-lo no edifício da Central Tejo, na Experiência da Mobilidade. É um dos eventos da Lisbon Mob Summit, ou Cimeira da Mobilidade, organizada pelo Global Media Group e pela EDP, em parceria com a Volkswagen e a Via Verde.
Este palco do futuro, onde serão apresentadas as principais tendências em transportes sustentáveis e ecológicos, tem dois momentos. O primeiro momento da Lisbon Mobi Summit é o Warm Up e acontece já de 26 a 28 de janeiro. Nestes três dias vão realizar-se workshops, serão lançados os Global Mobi Awards e no fim de semana decorrerá a Experiência da Mobilidade e uma programação recheada dentro do edifício da Central Tejo.
Em setembro, a Lisbon Mobi Summit vai reunir especialistas nacionais e internacionais, empresas, startups nas áreas da mobilidade e da energia, académicos, e gestores de topo.