A secretária de Estado do Tesouro diz que, com os resultados da emissão de dívida a 10 anos realizada hoje, «está confirmado» que o programa terminará em junho de 2014».
Corpo do artigo
«Entendemos que com o cumprimento do programa que temos seguido até aqui, com o processo de consolidação orçamental e com este passo decisivo de regresso aos mercados, está confirmado que o programa terminará em junho de 2014», afirmou Maria Luís Albuquerque.
A governante fez questão de sublinhar que no entender do executivo a curva de rendimentos está reconstruída.
«Emitimos em todas as maturidade relevantes, estamos de facto de regresso aos mercados, claramente comprovado com esta emissão», disse ainda.
Maria Luís Albuquerque considera também que nesta altura Portugal tem condições para passar a fazer leilões regulares de dívida em prazos mais longos, apesar de Portugal só ter feito uma emissão de dívida com prazo a cinco anos e outra a 10 anos desde que pediu assistência financeira ao Fundo Monetário Internacional e à Comissão Europeia, em abril de 2011.
No balanço da operação, foi ainda revelado que os escandinavos reforçaram o grupo de investidores interessados na dívida nacional.