A Letónia tornou-se o 18º membro da Zona Euro com a entrada de 2014, o que faz com que o lats seja substituído pelo euro, que assim se torna a moeda oficial de 333 milhões de europeus.
Corpo do artigo
A Letónia tornou-se oficialmente, com a entrada de 2014, o 18º país a aderir à Zona Euro, uma medida que fez com que o lats, introduzido no país em 1993, após a queda da URSS, deixasse de ser a moeda oficial deste país.
Este país de cerca de dois milhões de habitantes esteve para aderir à moeda única em 2008, contudo, uma forte crise que fez com que o PIB letão caísse 25 por cento entre 2008 e 2009, determinou o adiamento da entrada na Zona Euro.
Com um crescimento de 5,6 por cento do PIB em 2012 e a dívida pública controlada, a Letónia deu o passo e tornou-se quarto país ex-comunista a aderir ao euro, depois da Eslovénia, Eslováquia e Estónia.
No entanto, na agora quarta mais pequena economia da Zona Euro o entusiasmo com o euro não é grande e uma sondagem feita em dezembro diz mesmo que 50 por cento dos letões estão contra a entrada na Zona Euro contra 25 por cento a favor.
Em 2015, a Lituânia deverá tornar-se o terceiro país do Báltico a aderir à Zona Euro, depois da Estónia e da Letónia.