As conclusões do Livro Branco do Sector Empresarial Local, hoje divulgadas pelo Governo, revelam ainda que um terço das empresas tem resultados negativos.
Corpo do artigo
As empresas municipais têm uma dívida de 2,4 mil milhões de euros, de acordo com o Livro Branco das contas das empresas locais, ainda encomendado pelo Governo de José Sócrates e entregue na passada semana ao actual executivo.
O montante deve-se aos resultados negativos que quase um terço das empresas apresentam.
O Livro Branco do Sector Empresarial Local refere que 25 por cento têm um nível de endividamento igual a três vezes os recursos próprios.
As 334 entidades que apresentaram os dados têm 14 mil trabalhadores e 60 por cento recebem subsídios à exploração, ou seja, as câmara municipais entregam subsídios para exploração das empresas.
De acordo com os dados agora divulgados, os custos com fornecimentos e serviços externos, somados aos custos com pessoal, atingem 72 por cento do total de despesa.
No Livro Branco pode ler-se também que os indicadores globais de sustentabilidade económica e financeira do sector não revelam um problema global de insustentabilidade. No entanto, existem claramente casos que exigem atenção imediata face aos níveis elevados de fragilidade financeira detectados.