O resultado líquido da operadora pública de televisão aumentou 1,5 milhões de euros, para 24 milhões de euros, no primeiro semestre de 2011.
Corpo do artigo
De acordo com os dados divulgados, nos primeiros seis meses, o resultado operacional RTP aumentou 23,3 milhões de euros face ao período homólogo, ascendendo a 33,5 milhões de euros, o que é 15,8 milhões acima do orçamento para 2011.
«A empresa manteve-se em linha com o orçamentado em matéria de custos, cumprindo a meta de diminuição de 15 por cento dos custos operacionais», realça a nota de imprensa.
Face a 2010, os rendimentos e ganhos cresceram 7,5 milhões para 164,9 milhões de euros, quando os gastos e perdas decresceram 14,5 milhões de euros, totalizando 131,3 milhões de euros.
Segundo a RTP, «as economias mais significativas situaram-se nos gastos de grelha (menos 8,1 milhões) e nos gastos com pessoal (menos 4,1 milhões)».
A melhoria nos proveitos é atribuída «aos ganhos da venda das antigas instalações do Lumiar», que gerou uma mais-valia de 15,4 milhões de euros, segundo o grupo que engloba a televisão e a rádio públicas.
Até Junho, as receitas de publicidade caíram 3,9 milhões de euros.
«O resultado financeiro apresenta uma economia de 3,2 milhões de euros face ao orçamento, como resultado da avaliação do empréstimo Eurogreen, que teve essa perda de valor relativamente a Dezembro de 2010», acrescenta.