A transportadora ferroviária destaca que manteve "o compromisso com uma gestão financeira sólida e sustentável"
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A CP registou um lucro de 3,6 milhões de euros em 2023, atingindo um resultado positivo pelo segundo ano consecutivo, mas 60% abaixo dos 9,2 milhões de euros de 2022, e aumentou em 17% os passageiros transportados.
Num comunicado divulgado esta terça-feira, a transportadora ferroviária destaca que, após em 2022 ter alcançado, pela primeira vez na sua história, um resultado líquido positivo, em 2023 - e "apesar dos desafios económicos e operacionais" - manteve "o compromisso com uma gestão financeira sólida e sustentável".
Da atividade do ano passado, a CP - Comboios de Portugal destaca ainda o "crescimento exponencial no número de passageiros", mais cerca de 17% face a 2022, para um total de 173,3 milhões.
"O crescimento no número de passageiros é um sinal claro de que estamos no caminho certo", afirma o presidente do Conselho de Administração da CP, Pedro Moreira, citado no comunicado.
Segundo a empresa, foi a estratégia de "reabertura de oficinas que estavam fechadas há vários anos e a recuperação e reposição ao serviço de material circulante imobilizado, desde automotoras a locomotivas e carruagens", que lhe permitiu "ter capacidade de resposta para o grande aumento de passageiros registado em 2023".
No ano passado, a CP diz ter reforçado o serviço Alfa Pendular, que "passou a ter mais comboios diários, respondendo à crescente procura", tendo este alargamento da oferta contribuído para que, já no primeiro quadrimestre de 2024, face ao mesmo período de 2023, se registasse um aumento de 36% no número de passageiros que utilizam este serviço.
Para o aumento do número de passageiros registado em 2023 a CP refere ter ainda contribuído a implementação de um Passe Ferroviário Nacional, válido para utilização a partir de 01 de agosto de 2023, com um valor mensal fixo de 49 euros, que permite viajar nos comboios regionais em todo o território nacional, independentemente do ponto de partida ou destino.
Reforçando "o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação", o presidente da CP afirma que a empresa tem procurado "aprimorar a eficiência, minimizar custos e assegurar a sustentabilidade das operações", propondo-se "continuar a melhorar a qualidade do transporte ferroviário em Portugal", apostar em soluções de mobilidade sustentável e investir no desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas mais eficientes.
