A Zon Multimédia anunciou hoje lucros de 29,6 milhões de euros nos primeiros nove meses deste ano, um aumento de 3,9% face ao mesmo período de 2011.
Corpo do artigo
Em comunicado enviado hoje à noite à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Zon refere que teve receitas de exploração de 643,9 milhões de euros entre janeiro e setembro de 2012, mais 0,7% do que no período homólogo do ano passado.
O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de 238,2 milhões de euros, mais 0,3% face aos primeiros nove meses de 2012.
Já a dívida financeira líquida cifrou-se nos 650,5 milhões de euros entre janeiro e setembro de 2012, o que significa um aumento de 2,7% por comparação aos mesmos meses do ano passado.
Quanto aos indicadores financeiros relativos apenas ao terceiro trimestre de 2012, a empresa liderada por Rodrigo Costa registou neste período lucros de 9,6 milhões de euros, um aumento de 5,1% face ao período homólogo.
O EBITDA entre julho e setembro foi de 79,7 milhões de euros, um aumento de 0,2% em relação aos mesmos meses do ano anterior, e as receitas de exploração de 215,3 milhões de euros, mais 0,8% em termos homólogos.
A Zon justifica este aumento de 0,8 nas receitas de exploração com a «continuação do crescimento das operações internacionais em África, que mais do que compensaram o desempenho ligeiramente mais fraco das operações domésticas».
Relativamente à evolução do negócio, a Zon esclarece que «o negócio 'core' de 'triple play' [televisão, telefone e internet] permanece muito resiliente ao ambiente macroeconómico desafiante».
«Os consumidores têm mantido os seus pacotes básicos de 'triple play', embora levando a cabo esforços para gerir as suas despesas mensais, com o desligamento de mais serviços discricionários, tais como as subscrições de canais premium», lê-se na nota da Zon.