Nos primeiros seis meses deste ano, os lucros dos quatro maiores bancos privados portugueses caíram de forma significativa relativamente a igual período de 2010.
Corpo do artigo
As contas variam de acordo com as fontes. A agência Lusa fala numa quebra superior a 55 por cento, mas vários jornais apontam para uma descida dos lucros de 40 por cento.
Durante os primeiros seis meses, o BES, BCP, BPI e Santander lucraram pouco mais de dois milhões de euros por dia, menos de metade dos lucros obtidos da Janeiro a Junho de 2010.
A lista dos melhores resultados é encabeçada pelo BES, que apresentou um lucro de 156 milhões de euros, descendo, no entanto, 44,7 por cento face ao primeiro semestre do ano passado.
Na lista segue-se o BCP, que apresentou na semana passada um lucro de 88,4 milhões de euros, e que regista também uma queda face ao período homólogo (45,8 por cento).
O BPI, com lucros de 79,1 milhões, e o Santander Totta, com resultados positivos de 72,6 milhões, completam a lista dos resultados dos quatro maiores bancos privados.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD), que vai apresentar os resultados semestrais no final desta semana, apresentou um lucro de 83,5 milhões de euros nos primeiros três meses do ano.