As tarifas de eletricidade e de gás natural para os consumidores que ainda estão no mercado regulado vão ficar inalteradas no último trimestre do ano, anunciou o regulador do mercado.
Corpo do artigo
«Da apreciação das condições do mercado de energia elétrica, justifica-se a não alteração das tarifas transitórias de venda a clientes finais em vigor para todos os fornecimentos de energia elétrica», informou hoje em comunicado a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Em relação ao gás natural, as tarifas no mercado regulado também ficam inalteradas devido às «condições de aprovisionamento nos mercados internacionais», acrescenta.
Atualmente, estão no mercado regulado de eletricidade cerca de 2,7 milhões de consumidores e no de gás natural cerca de 600 mil.
O período transitório para a passagem de todos os clientes para o mercado liberalizado termina no final de 2015, altura em que serão extintas as tarifas transitórias e em que ficará completo o processo de liberalização dos mercados de eletricidade e gás natural.
Até à data, mais de três milhões de consumidores de eletricidade e quase metade dos consumidores de gás natural - 682 mil - estão já em mercado livre.