Para Luís Menezes Leitão, estes «aumentos colossais» poderão «provocar um colapso geral dos pequenos proprietários imobiliários em Portugal».
Corpo do artigo
O presidente da Associação Lisbonense de Proprietários considerou que a maioria dos proprietários terá «aumentos colossais» a nível do IMI em 2013.
«Isso pode provocar de facto um colapso geral dos pequenos proprietários imobiliários em Portugal, que é algo que nos preocupa imenso», explicou Luís Menezes Leitão.
Ainda de acordo com Menezes Leitão, «com a reavaliação dos valores patrimoniais na ordem dos oito mil por cento será praticamente impossível a centenas de milhares de famílias conseguir pagar estas taxas de IMI de um momento para o outro».
«Haverá casos de pessoas que pagavam cem euros de IMI e que de um momento para o outro podem estar a pagar algo na ordem dos dois mil ou cinco mil euros, valores perfeitamente exagerados», sublinhou.
Menezes Leitão garantiu ainda que vai «chamar à atenção do Governo para esta quebra da palavra dada» a esta associação pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais
De acordo com o presidente desta associação, Paulo Núncio assegurou que a cláusula de salvaguarda se destinava a «proteger as pessoas de aumentos que não esperavam e diluir o aumento por dois anos.