
Direitos Reservados
A ideia é promover a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Mais de 60 empresas e entidades aderem hoje ao dia fora do escritório.
Corpo do artigo
A iniciativa é apadrinhada pelo Governo e desafia ao trabalho fora dos locais habituais de trabalho, longe das quatro paredes de todos os dias.
O propósito, defende o Ministério da Economia, é promover a produtividade e reduzir os custos operacionais nas empresas, melhorar a qualidade de vida e ambiente familiar dos trabalhadores e diminuir o impacto das viagens casa-trabalho.
Trata-se de uma prática que não é nova e que já é adotada por várias empresas estrangeiras e também em Portugal, mas que com este dia pretende incrementar.
Luís Bento, especialista em organização do trabalho, sublinha que esta é uma solução só pode ser aplicada em alguns serviços. O investigador admite que a experiência pode ter reflexos na motivação dos funcionários. Não acredita, no entanto, que seja solução que venha para ficar.
Em declarações à TSF, Luís Bento nota também que há circunstâncias que limitam o alcance e o efeito deste dia fora do escritório.