Mais de 96% das empresas em Portugal com 10 ou mais pessoas ao serviço utilizam computador com acesso à Internet e quase 60% têm página 'on line', segundo um inquérito do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgado.
Corpo do artigo
De acordo com as conclusões do Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nas Empresas, realizado este ano, 93,2% do total de empresas e 96,9% do total de empresas com Internet ligam-se através de banda larga, sendo que a ligação em banda larga fixa (89,7%) predomina sobre o uso de banda larga móvel (54,0%).
No ano passado, 22,1% das empresas realizaram comércio eletrónico, tendo 12,5% efetuado encomendas de bens ou serviços através de redes eletrónicas e 13,9% recebido encomendas através do 'site' da empresa ou de intercâmbio eletrónico de dados (EDI1).
Segundo o INE, as redes sociais são utilizadas por 35,5% das empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço para a ligação com clientes, fornecedores e parceiros de negócio e cerca de 60% têm página na Internet ou 'website' próprio ou do grupo a que pertencem.
Quase 94% das empresas que utilizam aplicações baseadas na Internet ou plataformas de comunicação por si criadas recorre às redes sociais (Facebook, Linkedln, Xing, Viadeo, etc.), enquanto 34,4% utiliza 'sites' de partilha de conteúdos multimédia (Youtube, Flickr, Picassa, etc) e 18% usa blogs da empresa ou microblogs (Twiter, Present.ly etc.).
Os resultados do inquérito apontam que 98,2% das empresas com 10 e mais pessoas ao serviço utilizam computador, sendo que nas empresas com 50 ou mais pessoas ao serviço a utilização de computadores e o acesso à Internet é universal.
Face a 2009, a proporção de empresas que utilizam computador aumentou quase 3 pontos percentuais (p.p.), enquanto a proporção de empresas com acesso à Internet aumentou 3,5 p.p..
De acordo com o INE, a posse de uma página na Internet ou 'website' próprio ou do grupo aumenta com a dimensão da empresa, variando entre 54,6% nas empresas com 10 a 49 pessoas ao serviço, 85,0% nas empresas de 50 a 249 pessoas ao serviço e 97,1% nas grandes empresas (250 ou mais pessoas ao serviço).
As funcionalidades oferecidas com maior frequência são a disponibilização de catálogos ou listas de preços (56,6%) e a certificação de segurança no 'website' (40,8%).
Relativamente a 2009, o número de empresas com página na Internet aumentou 12,2 p.p..
Analisando o último triénio, a proporção de empresas que utilizam ligação em banda larga aumentou sobretudo em 2012 e com maior intensidade nas pequenas empresas.
As conclusões do inquérito referem ainda que, este ano, 42,3% das empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço disponibiliza aos seus trabalhadores equipamento portátil com ligação móvel para uso profissional, sendo esta prática "especialmente predominante" nas grandes empresas, onde a percentagem é de 92,4%.
Em 2012, 92,1% das empresas com 10 ou mais pessoas utilizaram a Internet para o contacto com entidades públicas, sobretudo para obtenção e envio de formulários ou impressos 'online' e também para execução dos procedimentos administrativos completos relativos a declarações do IVA (84,7%) e da Segurança Social (84,6%).
A interação com entidades públicas através da Internet para a submissão de propostas 'online' (eTendering) representou 20,0% das interações realizadas.
Do inquérito resulta também que mais de 50% das empresas com 10 ou mais pessoas ao serviço trabalham com faturas eletrónicas, mas a maioria sem estrutura normalizada, aumentando esta proporção com a dimensão das empresas.