O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, anunciou hoje na conferência TSF/OTOC que houve seis vezes mais candidaturas em relação ao último concurso.
Corpo do artigo
No discurso de encerramento da conferência organizada pela TSF e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Castro Almeida sublinhou que apesar das regras mais apertadas, com maior rigor na aplicação e nos resultados, houve seis vezes mais candidaturas do que no último concurso, realizado há sete anos.
1.077 empresas concorreram, no valor de 463 milhões de euros, empresas que querem qualificar-se e apostar no mercado internacional. Há sete anos, foram apenas 165 candidaturas, no valor de 54 milhões de euros.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Regional admite que o balanço de quase duas décadas de aplicação das verbas comunitárias não é positivo, mas Castro Almeida contraria a leitura de quem diz que Portugal continua a falhar na aplicação dos fundos: "Estamos em primeiro lugar na taxa de aplicação do QREN".