Manuela Ferreira Leite confirma que foi convidada para integrar conselho consultivo do Banco de Portugal
A antiga ministra das Finanças diz à TSF que foi convidada, mas para já reserva comentários e espera que a proposta vá a Conselho de Ministros
Corpo do artigo
A antiga ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite é um dos quatro nomes que o ministro das Finanças vai propor para integrar o conselho consultivo do Banco de Portugal, confirmou a TSF junto da própria.
O jornal ECO avançou que Manuela Ferreira Leite, mas também Cecília Meireles (secretária-geral da ATIC), Filipe Santos (reitor da Católica Business School) e João Pedro Nunes (professor de Finanças do ISCTE) vão ser propostas por Miranda Sarmento para este órgão.
A proposta ainda tem de ser aprovada em Conselho de Ministros, por proposta do ministro das Finanças e deverá ser formalizada na reunião desta semana.
À TSF, Manuela Ferreira Leite confirmou que foi convidada, mas para já reserva comentários. Também Cecília Meireles, contactada pela TSF, não quis comentar a notícia.
A nomeação da antiga ministra das Finanças surge numa altura de tensão entre o Governo e o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, na sequência do caso de Hélder Rosalino.
O Governo legislou para que Rosalino mantivesse o vencimento de origem do Banco de Portugal (cerca de 15 mil euros) e que queria que esse fosse pago pelo banco central, o que levou a uma recusa pública da instituição que esclareceu, em comunicado, que não asseguraria o encargo.
Mário Centeno afirmou ainda que não chegou a haver um pedido formal de requisição de Hélder Rosalino pelo Governo ao Banco de Portugal.
Após a polémica, Rosalino (ex-secretário de Estado do Governo PSD/CDS-PP, de Passos Coelho) desistiu do cargo e assumiu a função de secretário-geral Carlos Costa Neves.