Marcelo diz que cancelamento de sanções "é uma vitória de todos os portugueses"
Numa curta declaração ao país o Presidente da República considerou que o facto de Portugal não ser alvo de qualquer sanção representa uma vitória para a Europa e para Portugal.
Corpo do artigo
Marcelo Rebelo de Sousa entende que Bruxelas decidiu "aplicando o direito com lógica e justiça".
O Presidente da República diz que foi uma vitória par Portugal, para todos os portugueses, Governo, diplomacia e todos os partidos, quer os que apoiam o executivo quer os que apoiaram o Governo de 2011 a 2015, assim como para os parceiros sociais".
Marcelo Rebelo de Sousa considera que os portugueses que viveram e vivem sacrifícios são "os grandes vencedores".
O Presidente da República acrescentou ainda que foi também uma vitória da responsabilidade "no sentido de tudo fazermos para respeitar os compromissos que o país assumiu ontem, hoje e amanhã".
Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou ainda a importância de, agora, garantir o crescimento do investimento, o reforço do sistema financeiro, a aplicação rápida dos fundos comunitários para que as metas estabelecidas entre a Comissão Europeia e o Governo continuem em condições de ser atingidas este ano e no próximo.
O Presidente da República terminou a sua declaração ao país dizendo que a "grande lição deste dia é uma e é muito simples: Quando nós portugueses nos unimos em torno de causas justas, vencemos".