PS propôs mais tempo para analisar documentos antes que a audição da ex-ministra das Finanças fosse realizada. Audição realiza-se amanhã às 13h30. Parecer deve ser apresentado na próxima quarta-feira.
Corpo do artigo
Depois de uma reunião à porta fechada, os deputados da Subcomissão de Ética não chegaram a acordo para que a audição, esta quarta-feira, da ex-ministra das Finanças, no âmbito da nomeação da deputada do PSD para administradora não-executiva da empresa financeira britânica Arrow Global.
Ontem, terça-feira, Maria Luís Albuquerque tinha manifestado disponibilidade para ser ouvida já esta quarta-feira, na Subcomissão de Ética, tendo transmitido essa posição ao relator do processo, Paulo Rios de Oliveira, que adiantou que iria propor à Subcomissão que agendasse a audição para esta quarta-feira.
Na reunião - e depois de a documentação solicitada ao Ministério das Finanças relativa a qualquer relação entre o Estado e a Arrow Global ter sido entregue ontem ao início da noite Assembleia da República -, os deputados acabaram por não chegar a acordo para que a audição se realizasse esta manhã, sendo marcada para esta quinta-feira, às 13h30.
Por proposta do deputado Pedro Delgado Alves, do PS, os deputados das restantes bancadas concordaram que seria preciso mais tempo para estudar toda a documentação antes da audição com Maria Luís Albuquerque.
Antes, pelo PCP, à entrada para a reunião, um dos deputados confirmava que os comunistas estavam de acordo com o adiamento da audição. Pelo BE, uma fonte próxima da bancada sublinhava a "disponibilidade" para que a audição fosse agendada para outro dia, mas também a garantia de que os bloquistas estariam preparados para realizar a audição ainda durante esta quarta-feira.
À saída da Subcomissão, um dos deputados adiantou ainda que o parecer por parte do deputado e relator, Paulo Rios de Oliveira, deve ser apresentado na próxima quarta-feira.
Em causa, nesta audição, está a avaliação de eventuais incompatibilidades relativas à contratação da ex-ministra finanças por parte da empresa Arrow Global.
Maria Luís Albuquerque foi contratada pela Arrow Global para ser diretora não executiva com efeitos a partir de 7 de março e membro do comité de risco e auditoria da empresa.