Presidente do Banco Central Europeu admite alterações nos instrumentos de política monetária, mas não antevê esse cenário como provável.
Corpo do artigo
O presidente do Banco Central Europeu (BCE) garantiu que, se for necessário, vai alterar os instrumentos de política monetária, mas afirmou que, para já, não vê esse cenário como provável.
No Fórum anual do BCE, esta terça-feira, em Sintra, Mario Draghi afirmou que a política de compra de dívida vai seguir ao ritmo planeado, terminando no final do ano, e garantiu que o supervisor europeu está "preparado para ajustar todos os instrumentos de forma a garantir que a inflação continua a aproximar-se da meta próxima mas abaixo de 2%".
TSF\audio\2018\06\noticias\19\mario_draghi_1
Draghi assegura ainda que eventuais "alterações aos instrumentos serão previsíveis e vão acontecer a um ritmo gradual, que seja o mais apropriado para a consolidação da inflação, tendo em conta as incertezas na economia".
"Em resumo", concluiu na abertura do Fórum esta manhã em Sintra, "a política monetária na zona euro vai permanecer paciente, persistente e prudente".