A administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo decidiu adjudicar a subconcessão dos terrenos e infraestruturas ao grupo português Martifer.
Corpo do artigo
Carlos Martins, presidente da Martifer, já confirmou à TSF que a empresa venceu esta subconcessão.
A decisão do conselho de administração, de adjudicar a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), até 2031, à Martifer, que detém os estaleiros navais Navalria, em Aveiro, resulta do relatório final elaborado pelo júri deste concurso, presidido pelo procurador-geral adjunto João Cabral Tavares.
A proposta do grupo português foi a única analisada pelo júri, após exclusão de um investidor russo, por incumprimento dos requisitos do concurso.
A admnistração da empresa disse também que estão garantidas todas as condições para a continuidade da atividade industrial e que os termos do contrato com a Martifer serão negociados a partir de agora.
Os estaleiros de Viana empregam atualmente mais de 600 trabalhadores.
Contactado pela Lusa, o Ministério da Defesa Nacional remeteu qualquer comentário sobre este assunto para o final de uma visita que o ministro José Pedro Aguiar-Branco vai realizar esta sexta-feira a Vila Nova de Famalicão.