Ano e meio após a aquisição da empresa dona de hospitais privados pelo grupo Vivalto Santé, é proposto aos colaboradores um modelo de co- governação que o accionista diz ter 15 anos de sucesso e mais de 1.250 médicos aderentes
Corpo do artigo
A Vivalto Santé, ano e meio após a aquisição da Lusíadas Saúde tenta implementar em Portugal um modelo de co-governação, que diz ser inovador e que designou de ‘Terceira Via’, que permite aos médicos, incluindo dentistas, de se tornarem acionistas da empresa, através de uma oferta privada de subscrição de ações.
Em comunicado, o accionista informa que a operação já está em curso e destina-se a profissionais da Lusíadas Saúde e da HeyDoc, a rede de clínicas dentárias do grupo, “oferecendo-lhes a oportunidade de participar ativamente nas decisões estratégicas e no futuro da organização, num modelo único no setor privado português.”
Este é um modelo em que a empresa garante já ter cativado mais de 1.250 médicos em França e que replicar a sua adoção em Portugal, reflete o compromisso empresarial em alinhar conhecimento clínico e visão de gestão.
A oferta prevê também a criação de uma Comissão Estratégica Médica, composta por médicos acionistas eleitos, membros da Vivalto Santé e representantes da administração da Lusíadas Saúde. Este fórum terá um papel central na discussão de temas estratégicos, incluindo oportunidades de crescimento externo em Portugal.
No comunicado enviado ás redações, Vasco Antunes Pereira, CEO do Grupo Lusíadas Saúde assegura que “o lançamento da ‘Terceira Via’ em Portugal representa uma oportunidade única para os nossos médicos influenciarem de forma direta o rumo do Grupo. Mais do que um investimento financeiro, trata-se de um compromisso conjunto com a qualidade dos cuidados de saúde, a inovação e o futuro da saúde em Portugal”.
Já o Diretor-Geral da Vivalto Santé, Emmanuel De Geuser, destaca: “Este modelo, com 15 anos de sucesso em França, promove uma colaboração única entre médicos e gestores, tornando-nosmais ágeis e preparados para responder às necessidades de um setor em constante evolução. Estamos muito entusiasmados por trazer a ‘Terceira Via’ para Portugal.”
O Vivalto Santé criado em 2009 por Daniel Caille, é hoje o terceiro maior grupo de hospitalização privada em França e um dos principais players da saúde privada na Europa, fruto de uma estratégia de internacionalização que lhe permitiu duplicar a atividade.
Conta atualmente com cerca de 100 unidades em França, Suíça, Portugal, Espanha, Eslováquia e República Checa, e regista um volume de negócios de aproximadamente 2,8 mil milhões de euros.
Já em Portugal dsde 1998, a Lusíadas Saúde tem apresentado um crescimento sustentado e uma expansão contínua da sua rede assistencial, contando atualmente com 14 unidades de saúde de norte a sul do país, incluindo nove hospitais (Braga, Porto, Paços de Ferreira, Santa Maria da Feira, Lisboa, Amadora, Alfragide, Albufeira e Vilamoura), cinco clínicas (Gaia, Entrecampos, Oriente, Almada e Faro), um centro médico desportivo, Lusíadas Sport, e 31 clínicas dentárias HeyDoc.
