Medway inaugura terminal em Badajoz para encurtar distância até Portos Portugueses
Este é o primeiro de três terminais ferroviários que a empresa portuguesa está a desenvolver na Extremadura espanhola, mas existem mais dois previstos para os próximos seis meses.
Corpo do artigo
O novo terminal ferroviário multimodal de Badajoz da Medway foi hoje inaugurado com a presença da presidente da região espanhola da Extremadura e o líder da Medway, que também é vice-presidente do consórcio responsável pela gestão destas novas plataformas logisticas, tendo a operadora ferroviária portuguesa investido cerca de um milhão de euros em cada uma.
Depois do arranque de hoje em Badajoz, está prevista a instalação intermodal de Navalmoral de la Mata, para entrar em operação em dezembro e a de Mérida, que vai operar a partir de março de 2025.
Para já, junto à raia a ideia é tornar Badajoz num hub de distribuição para a Península Ibérica com capacidade para armazenar entre 800 a 1200 contentores, o que a juntar ao futura ligação para TGV entre o Caia e Elvas, vai permitir a circulação de vagões maiores de mercadorias e encurtar a distância, em cerca de metade do tempo, que atualmente é de 6 horas entre Sines, por exemplo, e a fronteira espanhola.
A ideia é potenciar negócio e conquistar novos clientes, numa altura em que gigantes como a Amazon, se instalaram na região, para ser hub na Peninsula Ibérica, dando folego à nova plataforma logística do sudoeste europeu, que passa a ter capacidade de distribuir de forma mais rapida, mercadorias e ligações com todos os portos da Peninsula Ibérica, desde Espanha a Portugal, mas também a ligação a França, através dos Pirinéus.
Mas a plataforma logística em Badajoz não será a única. O Governo da Junta da Extremadura em breve vai lançar as outras duas plataformas, a partir da parceria público-privada de gestão, em que detém uma participação de 51%, através do consórcio Extremadura Avante com a Medway, o maior operador ferroviário da Península Ibérica que fica com 49% da nova sociedade.
É o caso do Expacio Navalmoral, entre Madrid e a fronteira, onde estão a ser dados passos para a construção do Grupo Envision, gigante chinês das baterias de lítio e do Expacio Mérida, parque industrial onde está prevista a instalação de outra empresa chinesa relacionada com veículos elétricos, a Hunan Youneng, bem como de um consórcio eólico ali localizado, entre outras empresas.
Assim, esta região espanhola torna-se na comunidade autónoma com o maior terreno industrial disponível. Tem já entre 800 a mil hectares e com os três novos terminais ferroviários para garantir a ligação de comboio aos portos de Sevilha, Huelva, Algeciras, Mérida, Valência, Badajoz e Lisboa, reconhecendo a capital portuguesa, como a porta atlântica de entrada para a Europa, assim como a ligação a Madrid e Barcelona, e daí com o resto da Europa.
As obras prosseguem para cumprir prazos nos restantes dois terminais ferroviários da Extremadura que a operadora ferroviária Medway Terminals, subsidiária da gigante marítima MSC, vai administrar e espera cumprir prazos das obras em curso para garantir que entre Badajoz, Mérida e Navalmoral de la Mata haverá 18 comboios (nove de entrada e nove de saída)
Numa altura em que considera poucos os apoios do lado de Portugal ao transporte ferroviário de mercadorias, a Medway já se candidatou, tal como a Lineas ao lançamento de comboios também de Saragoça para França e Portugal.
Expetativas não faltam, uma vez que o projeto prevê um aumento de 80% da procura de contentores ferroviários, num total de rentabilidade calculado em seis unidades por ano, incluindo o serviço para França que prevê cerca de três mil para o mercado português.
