Apesar de Portugal ter conseguido atenuar os cortes propostos por Bruxelas para as quotas de pesca, no próximo ano algumas das espécies mais consumidas pelos portugueses vão ver capturas reduzidas.
Corpo do artigo
A ministra do Mar está satisfeita com o aumento de 11,4% da quota total de pesca no próximo ano. Os pescadores nacionais vão assim poder pescar 63.524 mil toneladas em 2016, em comparação com as 57.016 toneladas de capturas autorizadas para este ano.
Ana Paula Vitorino explica que o resultado foi alcançado através da negociação dos cortes propostos pela Comissão Europeia, durante o Conselho de Ministros das Pescas da União Europeia, que terminou esta madrugada.
A pescada é uma das espécies que vai sofrer cortes na quota. Bruxelas propôs uma redução de 61%, mas o Governo conseguiu suavizar este limite para menos 25%. Fica assim autorizada a pesca de 3.097 toneladas. A ministra diz que ficou garantido "que a nossa quota é muito superior aquilo que foram as capturas realizadas em Portugal".
Os pescadores portugueses vão também ter de pescar menos tamboril, mas também aqui o Governo negociou. O que estava em cima da mesa era menos 19% e agora o corte passou para menos 10%.
Em relação à raia, Bruxelas queria cortes de 10%, mas a ministra garante que será mantida a quota do ano passado e vai também ser possível pescar uma nova espécie de raia.
Portugal conseguiu ainda reforçar a quota para a captura de biqueirão e lagostim. Ana Paula Vitorino salienta que, "relativamente ao lagostim, temos um aumento de 26% e relativamente ao biqueirão também temos um aumento da quota de 10%, o que é importante nomeadamente até nas relações e na transferência de quotas entre os nossos pescadores e os pescadores espanhóis".
Já quanto ao bacalhau, há uma quebra de 14% nas capturas na Noruega. A ministra espera conseguir melhorar este resultado, dando em troca outras espécies menos apreciadas no mercado português.
Em termos gerais, o carapau é o peixe que pode ser mais capturado em Portugal, com uma quota de 50.839 toneladas, seguindo-se o biqueirão (5.542 toneladas) e a pescada (3.097 toneladas).
Portugal é o maior consumidor de peixe na União Europeia e o terceiro maior do mundo, só atrás do Japão e da Islândia. Cada português consome, em média, 57 quilos de peixe por ano.