A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulgou que o mercado livre de eletricidade ganhou cerca de 60 mil clientes em setembro, totalizando 1,99 milhões de clientes.
Corpo do artigo
De acordo com o resumo informativo do mercado liberalizado de eletricidade, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o número de clientes no mercado livre cresceu 3,1% em setembro, cerca de 0,6 pontos percentuais abaixo da subida registada em agosto.
O consumo anualizado em mercado aumentou cerca de 1,3% relativamente a agosto, abaixo da taxa de crescimento médio mensal de 1,5% registada desde setembro de 2012.
Em termos globais, o mercado livre representou, em setembro, 70% do consumo total, aumentando em 13 pontos percentuais o seu peso relativo em termos de consumo abastecido relativamente ao mesmo mês de 2012.
Em setembro, registaram-se 5.151 mudanças de carteira entre comercializadores em mercado livre.
A EDP, a Endesa e a Iberdrola, os três principais operadores de mercado, representavam, em conjunto, em setembro, cerca de 86% dos fornecimentos de energia no mercado livre e detinham cerca de 94% dos clientes que operam neste mercado.
Segundo os dados divulgados pelo regulador, a EDP Comercial continuou a ser o principal operador no mercado livre, quer em número de clientes (com cerca de 84% do total), quer em consumos (com cerca de 45% dos fornecimentos).
Face a agosto, a empresa do grupo EDP registou um aumento de quota de cerca de 0,2% em número de clientes e de cerca de 0,5% da quota em consumo.
No que respeita ao número de clientes, a quota da Iberdrola aumentou 0,2 pontos percentuais, enquanto a da Endesa baixou 0,3 pontos percentuais.
Relativamente a consumos abastecidos, a Endesa e a Iberdrola registaram reduções da sua quota de mercado em 0,3 pontos percentuais e em 0,2 pontos percentuais, respetivamente.
O processo de liberalização do mercado retalhista de energia elétrica está em período de transição, com a liberalização plena a ocorrer no final de 2015.