Mercadona bate lucros históricos e atribui bónus a trabalhadores ainda este ano
A cadeia espanhola de hipermercados alcançou um resultado histórico de 35.527 mil milhões de euros em 2023 e superou os 104 mil trabalhadores na Península Ibérica, com 5300 em Portugal.
Corpo do artigo
Os lucros ascendem aos mil e nove milhões de euros, o que significa um aumento de 40% face a 2022 e, com estes resultados, o líder da empresa, Juan Roig, garantiu esta terça-feira em conferência de imprensa que a Mercadona vai distribuir um bónus aos colaboradores já em 2024, num valor total de 600 milhões de euros, ou seja, mais 50% do que no ano anterior.
A Mercadona vai ainda investir mais cinco mil milhões na rede de lojas nos próximos cinco anos, incluindo em Portugal, onde desde que iniciou a operação investiu 900 milhões, entre 2016 e 2023.
A retalhista espanhola tem agora 49 mercados e só o ano passado abriu dez lojas em território português.
Em Portugal, a Mercadona investiu 291 milhões de euros em Portugal, em 2023, ou seja, o dobro do investido no país em 2022.
Em 2024, a empresa prevê investir 196 milhões de euros, que se destinam à abertura de 11 novas lojas e à conclusão do Bloco Logístico de Almeirim, que ficará operacional em meados de 2024.
Na apresentação de resultados esta terça-feira em Madrid, a empresa garantiu ainda que pela primeira vez em quatro anos de presença em território português, não perdeu dinheiro e espera retorno da operação já em 2024. Juan Roig afirma mesmo que "pretende ganhar dinheiro pela primeira vê este ano em Portugal".
A Mercadona garante ainda que destinou 110 milhões de euros para investir na formação e consolidação das competências e conhecimento da sua equipa, o que corresponde a 3,4 milhões de horas de formação, assegura que aposta em emprego estável e de qualidade, com ordenados acima da média do setor e com um salário mínimo acima 20% do Salário Mínimo Nacional. Tal aumento, de acordo com a taxa de inflação registada em dezembro, traduz-se na retribuição anual bruta de entrada para um operador de supermercado de 13.791,61€ com progressão a 18.861,84€, com subsídios de férias e Natal incluídos, aos quais acresce ainda o subsídio de alimentação diário e subsídio de domingos e feriados.
A empresa acrescenta também o prémio por objetivos, logo após o primeiro ano e caso se atinjam as metas e objetivos definidos no início do ano, que corresponde a um salário extra. Este valor ascende a dois salários depois de alcançados cinco anos de antiguidade. Este ano, excecionalmente, os colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a metade do seu salário.
Em matéria de formação dos colaboradores, o balanço de 2023 aponta para que os 110 milhões de euros destinados a consolidar e a melhorar as competências e conhecimento da sua equipa, se concretizaram em mais de 3,4 milhões de horas de formação.
Além disso, do universo total da empresa, cerca de 2.221 colaboradores foram promovidos a postos de maior responsabilidade, no seguimento do que diz ser uma estratégia que permite à equipa crescer ao ritmo da empresa.
