A cadeia espanhola de hipermercados vai investir 25 milhões de euros em território português.
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O compromisso foi aprovado hoje na reunião mensal da direção da cadeia de retalho espanhola, dona da sigla Mercadona e vai permitir, numa primeira fase, a instalação de 4 supermercados, que abrirão portas em 2019 e vão criar cerca de 200 postos de trabalho.
O projeto implica, na fase inicial, um investimento na ordem dos 25 milhões de euros. Depois de comunicada a decisão às autoridades portuguesas, para estabelecer o projeto empresarial no mercado nacional e explicada a chave do modelo de crescimento partilhado, o grupo pretende iniciar contactos institucionais e trabalho de campo, bem como começar a identificar os locais mais adequados para as primeiras quatro aberturas em Portugal.
A escolha de Portugal por parte da Mercadona, para iniciar o seu plano de expansão internacional, foi determinada pelo facto de ser um mercado próximo, de proximidade logística e que se enquadra no crescimento orgânico e natural da empresa.
O Mercadona é o grupo empresarial líder no sector da distribuição alimentar em Espanha que teve origem familiar em 1977 e manteve um crescimento com base num modelo de gestão próprio, orientado para o cliente.
A Mercadona é uma empresa de capital familiar que em 1981 viu Juan Roig assumir a sua direção como entidade independente. Hoje, o presidente e a sua mulher Hortensia Herrero, que é vice-presidente da empresa, são os principais acionistas com mais de 80% do capital.
Em 2015, a Mercadona alcançou uma faturação de 20.831 milhões de euros. Atualmente, tem 1.587 supermercados e uma força de trabalho de 76 mil colaboradores, todos com contratos fixos que cada dia se esforçam "por oferecer a máxima excelência no serviço", de acordo com os valores da empresa.
Um dos princípios da Mercadona é o facto de que "o êxito, se partilhado, sabe melhor", pelo que partilha com os seus colaboradores parte do lucro total obtido em cada exercício, depois de cumprir os objetivos da empresa.