Os líderes da Alemanha, França e Grécia consideraram, durante uma teleconferência, que a Grécia é «parte integrante» da Zona Euro.
Corpo do artigo
No final da conferência telefónica de emergência, a chanceler alemã, Angela Merkel e o Presidente francês, Nicolas Sarkozy, manifestaram-se «convencidos» de que o futuro da Grécia se encontra na zona euro, enquanto o primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, reafirmou a «determinação absoluta» de Atenas em respeitar os seus compromissos e atingir os objectivos fiscais exigidos pelos credores internacionais.
«O Presidente da República e a chanceler sublinharam ser mais indispensável que nunca a aplicação das decisões adoptadas em 21 de Julho pelos chefes de Estado e de governo da zona euro para assegurar a estabilidade da zona euro», referiu em comunicado a presidência francesa.
«Insistiram junto do primeiro-ministro grego sobre a importância do estrito e efectivo cumprimento do programa de ajustamento da economia grega, apoiada pelos países da zona euro e o FMI e que condiciona o desbloqueamento de futuras fatias do programa», indica ainda o comunicado.