O ministro dos Assuntos Parlamentares sublinhou a necessidade de reduzir a despesa do Estado e de seguir o «caminho da poupança», num comentário à diminuição do PIB português.
Corpo do artigo
O Produto Interno Bruto (PIB) português diminuiu 0,9 por cento em volume no segundo trimestre, face a igual período de 2010, e teve uma variação nula em relação aos primeiros três meses do ano, divulgou hoje o INE.
À margem de uma visita à Loja do Cidadão das Laranjeiras, em Lisboa, o governante referiu a necessidade de nos «próximos meses e anos reduzir a despesa do Estado», salientando que «é esse o caminho que o Governo seguiu».
A par dessa diminuição, continuou, terão de ser criadas condições para que as empresas tenham acesso ao crédito, possam gerar riqueza e emprego. «É pelo lado do crescimento da economia, é esse caminho que está a ser seguido», garantiu.
Outro caminho a seguir, defendeu Miguel Relvas, é o da poupança: «É uma exigência não só para Portugal como para todos os países da União Europeia. Temos de poupar mais».
O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares aproveitou ainda a ocasião para deixar a certeza de que as dificuldades do país serão ultrapassadas.