
Maria Luís Albuquerque
A ministra das Finanças assegura que os cenários mais negros para a economia portuguesa não se confirmaram e que as metas orçamentais foram mais do que cumpridas.
Corpo do artigo
«Os cenários negros que foram sendo traçados ao longo deste tempo (...) não se materializaram», afirmou Maria Luís Albuquerque durante o debate parlamentar sobre o Orçamento Retificativo, acrescentando que «há um conjunto de boas notícias nas mais diversas frentes».
«Como amanhã vamos ter oportunidade de confirmar, as metas orçamentais de 2013 efetivamente foram mais do que cumpridas», disse a governante, referindo-se à síntese da execução orçamental para o conjunto de 2013, que será divulgada na quinta-feira pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).
O Governo comprometeu-se com os credores internacionais a atingir um défice orçamental de 5,5% em 2013.
Para a oposição à esquerda a pergunta é sempre a mesma. Paulo Sá, do PCP, questiona: «Porque razão é que as vítimas são sempre as mesmas?»
Ou como diria o deputado do BE Pedro Filipe Soares: «Que mal fizeram os trabalhadores públicos ao Estado? Que mal fizeram a este Governo para serem sempre eles a pagar as escolhas desastrosas do Governo?».