Pires de Lima anunciou também um investimento de 4 milhões de euros para o Porto de Faro. O objetivo é dar novo fôlego ao turismo na região.
Corpo do artigo
O ministro da Economia anunciou esta terça-feira um conjunto de investimentos para os portos do Algarve. O objetivo, explicou Pires de Lima nesta sua primeira deslocação oficial desde que assumiu o cargo, é dar novo fôlego ao turismo naquela região do país.
Em Portimão, Pires de Lima anunciou um investimento de 14 milhões de euros em quatro anos, para investir nos portos do Algarve.
Faro, um dos portos que mais cresceu em movimento, terá um investimento de 4 milhões para potenciar as exportações enquanto que Portimão receberá a maior fatia do dinheiro, cerca de 10 milhões de euros.
«O maior investimento está concentrado no porto de Portimão para dotar este porto de capacidades adicionais ao nivel da captação de Turismo de cruzeiros que é uma área que está a crescer muito em Portugal», explicou o ministro.
De acordo com Pires de Lima, as intervenções previstas permitirão ao porto de Portimão receber navios de cruzeiro de grande porte, atualmente impedidos de aceder à infraestrutura por falta de desassoreamento dos canais de navegação e de um rebocador, embarcação usada no apoio às manobras dos navios.
O ministro adiantou que o investimento previsto para Faro e Portimão vai ser feito ao abrigo da integração destes dois portos na Administração do Porto de Sines, processo que deverá estar concluído «muito em breve».
De acordo com uma estimativa apresentada aos jornalistas pelo ministério da Economia, o porto de Portimão deverá receber este ano 55 navios de cruzeiro (dos quais nove serão em escalas inaugurais), o que representa um total de cerca de 35.000 passageiros.