O ministro da Economia vai reunir-se com a administração da TAP na próxima terça-feira para perceber como a companhia aérea viveu, do ponto de vista operacional, os últimos meses.
Corpo do artigo
António Pires de Lima, que falava aos jornalistas à margem do "Shape Europe 2014", um evento a decorrer em Lisboa, disse que a reunião contará com a presença do secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.
O encontro, acrescentou, servirá para os dois governantes perceberem «como foram vividos, do ponto de vista operacional, estes últimos meses da TAP e [como] foram superados os desafios» deixado pelo ministro «à administração da TAP, no final e julho».
Na quarta-feira, o ministro da Economia afirmou que «não é justo» especular sobre os incidentes que envolveram a TAP nos últimos dias, afirmando que a segurança na companhia aérea «nunca esteve em causa».
«Não é bom, nem justo, especular com esse tipo de notícias [dando conta dos incidentes], pondo em causa aquilo que é um dos ativos mais importantes da TAP: a sua segurança», disse na altura.
No final de julho, Pires de Lima manifestou o desejo de ver a normalidade operacional regressar à empresa em poucas semanas, considerando que os atrasos e cancelamento de voos se deveram a uma «crise de crescimento» da empresa.
Esta semana, a TAP indicou, em comunicado, que realizou em agosto 10.541 voos, «com um índice de regularidade de 99,1%, melhor do que os 98,9 registados em 2013» e entre voos cancelados e regressos ao ponto de partida registou 73 ocorrências.
Segundo a transportadora, «entre voos cancelados e regressos ao ponto de partida a TAP registou 76 ocorrências em agosto de 2013, contra 73 no mesmo período de 2014, apesar de ter efetuado mais 303 voos e transportado mais 105 mil passageiros».