Ministro quer esclarecer situação dos Estaleiros de Viana do Castelo em fevereiro
O ministro da Defesa disse que a situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) tem de «estar clarificada» em fevereiro, mas alertou que avançar com a reprivatização depende da resposta de Bruxelas.
Corpo do artigo
«O Governo está a prestar todos os esclarecimentos que permitam salvaguardar a reprivatização. Quero acreditar que em fevereiro esse esclarecimento seja possível», afirmou hoje à noite o governante, numa entrevista à estação televisiva Porto Canal.
José Pedro Aguiar-Branco não confirmou, contudo, que a privatização possa avançar no próximo mês, «porque isso seria estar a antecipar as conclusões» da Comissão Europeia.
«A reprivatização estava prevista para dezembro e surgiu um contratempo por causa do pedido de esclarecimento da Concorrência Europeia. Estamos esperançados de que é possível prestar os esclarecimentos todos, e, a partir daí, será possível tratar de todos os contratos, nomeadamente o da Venezuela», afirmou.
O ministro respondia assim ao pedido de explicações feito hoje pelo CDS-PP sobre as condições do contrato assinado pelos ENVC com a empresa venezuelana PDVSA para a construção de dois navios asfalteiros.