
Jean-Claude Juncker
Reuters
Após uma longa reunião, o presidente do Eurogrupo confirmou que ficou fechado texto deste tratado, que será assinado na próxima reunião ministerial, em Fevereiro.
Corpo do artigo
Os ministros europeus das Finanças chegaram a acordo sobre o texto final do tratado que estabelece o Mecanismo Europeu de Estabilidade, um fundo permanente, que vai entrar em vigor em Julho, mais cedo que o previsto.
Após uma longa reunião, primeiro entre os ministros da Zona Euro e depois com os de fora do espaço da moeda única, o presidente do Eurogrupo disse ter ficado fechado texto deste tratado, que será assinado na próxima reunião ministerial, em Fevereiro.
«O mecanismo irá entrar em vigor mais cedo em Julho deste ano, um ano antes assim que os Estados-membros tenham apresentado 90 por cento do capital», acrescentou.
Jean-Claude Juncker indicou ainda que de modo a assegurar uma «transição eficiente e robusta», o actual Fundo Europeu de Estabilização Financeira «continuará activo» no financiamento dos programas de ajuda que entretanto começaram, mesmo depois da entrada em vigor do novo fundo permanente.
O presidente do Eurogrupo disse ainda esperar que através do mecanismo permanente a Europa seja mais ágil «em caso de emergência».
«Estaremos prontos para tomar decisões por maioria qualificada em vez de um consenso. Então, o mecanismo permanente pode actuar sempre muito rapidamente», concluiu.