Os ministros da Economia do G20, que integra países ricos e emergentes, vão reunir-se a 18 e 19 de Maio na Argentina para analisar a variação dos preços das matérias-primas, afirmaram este domingo fontes oficiais argentinas.
Corpo do artigo
A reunião foi marcada no encontro de Primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial realizado na semana passada, em Washington, em que o preço das matérias-primas também foi analisado, refere um comunicado do governo argentino.
Como importante produtor de matérias-primas, a Argentina pediu «ferramentas inovadoras» para mitigar a volatilidade dos ciclos produtivos das matérias-primas e advertiu que o mundo regista um crescimento no consumo, motivado por uma crescente procura nos países emergentes, pelo que serão necessárias «políticas orientadas para aumentar a oferta».
O G20 é integrado pela União Europeia, o G8 (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália, França e Rússia), a Coreia do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Arábia Saudita, África do Sul e Turquia.