Uma missão técnica do Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Lisboa, esta segunda e terça-feira, para preparar o acompanhamento do programa económico das autoridades portuguesas.
Corpo do artigo
Esta missão de natureza «preliminar» visa «preparar o terreno para uma missão completa de gestão financeira pública, mais tarde no Verão», segundo disse à Lusa fonte oficial da instituição sedeada em Washington.
A 24 de Maio, Portugal recebeu a primeira tranche de ajuda financeira do FMI, no valor de 6,1 mil milhões de euros.
Esta terça-feira, 31 de Maio, recebe a primeira tranche da União Europeia (UE), no valor de 1,75 mil milhões de euros, e quarta-feira recebe mais 4,75 mil milhões de euros.
Segundo a Comissão Europeia, estas duas tranches (cujo dinheiro foi conseguido ao abrigo do financiamento através do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira) dará a Portugal «uma situação de liquidez confortável», em linha com os objectivos do programa de ajustamento.
Até ao final do ano, Portugal deverá receber de Washington 12,6 mil milhões de euros, do total de 78 mil milhões de euros acordados entre o Governo e a "troika" (Comissão Europeia, BCE e FMI) que tem como contrapartida um programa de ajustamento.