"Mobilidade mais acessível e sustentável": AutoEuropa é a escolha da Volkswagen para produzir novo carro 100% elétrico
Em declarações à TSF, Thomas Hegel Gunther adianta que esta decisão revela a confiança que o grupo Volkswagen deposita na fábrica de Palmela e permite à empresa reforçar a sua posição estratégica dentro da própria construtora, assumindo-se assim como um pilar essencial no futuro da mobilidade elétrica na Europa
Corpo do artigo
Chama-se, ID. EVERY1 e a fábrica de Palmela foi escolhida dentro do grupo alemão da Volkswagen para o começar a produzir dentro de 2 anos
É um novo veículo elétrico que será comercializado a 20 mil euros e tem lançamento previsto para 2027, tal como já fez saber à TSF o diretor-geral da VW AUTOEUROPA.
Thomas Hegel Gunther não avança detalhes sobre número de unidades produzidas, mas prevê que a produção deste novo modelo em Palmela terá um impacto significativo na economia local, nos fornecedores e na economia do próprio país, por ser um veículo produzido na e para a Europa.
O diretor da marca em Portugal adianta que se trata de um veículo elétrico inovador, por combinar um design desportivo, um interior funcional e tecnologia digital avançada.
O lançamento deste modelo insere-se no ambicioso plano da Volkswagen de introduzir nove novos modelos até 2027, incluindo quatro veículos elétricos assentes na moderna plataforma modular elétrica (MEB) com tração dianteira.
Thomas Hegel Gunther, diretor-geral da Volkswagen Autoeuropa, refere ainda que este é um momento histórico na vida da fábrica: "É com enorme entusiasmo que assumimos a produção do ID. EVERY1, um modelo que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa."
O líder da marca em Portugal agradece ainda o apoio do Governo português, por ter proporcionado as melhores condições para atrair este novo projeto para o país, uma vez que esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, por assinalar a entrada da marca "na era da eletrificação".
Thomas Hegel Gunther adianta ainda que esta decisão revela a confiança que o grupo Volkswagen deposita na fábrica de Palmela e permite à empresa reforçar a sua posição estratégica dentro da própria construtora, assumindo-se assim como um pilar essencial no futuro da mobilidade elétrica na Europa.
Este é um veículo conceptual alimentado por um motor elétrico de nova geração com 70 kW (95 cv). Tem um comprimento de 3880 mm e oferece no seu interior, espaço para quatro pessoas e uma bagageira com 305 litros de capacidade.
Será ainda o primeiro modelo de todo o grupo a integrar uma nova e inovadora arquitetura de software, o que significa que o futuro modelo de entrada de gama da Volkswagen poderá ser equipado com novas funcionalidades ao longo de todo o seu ciclo de vida.
A marca considera assim que este não é apenas um carro elétrico acessível, mas também um modelo inovador, uma vez que o seu design baseia-se nos princípios de estabilidade e tem elementos diferenciadores, como um software avançado que permite atualizações ao longo do ciclo de vida do veículo e um design de teto que pretende melhorar a aerodinâmica e a identidade visual.
O veículo tem ainda dimensões otimizadas que garantem um interior amplo e versátil, ideal para o dia a dia, diz a marca que com este novo modelo, reforça a sua aposta na mobilidade sustentável, oferecendo uma alternativa acessível, eficiente e amiga do ambiente.
