A agência de rating Moody's colocou, esta quarta-feira, sob vigilância negativa o rating da dívida dos Estados Unidos, actualmente no topo da tabela, em "Aaa".
Corpo do artigo
Em comunicado, a agência norte-americana esclarece que a motivar esta decisão estão os receios de que a falta de consenso político em relação ao aumento do limite de endividamento dos Estados Unidos conduza o país a um cenário de incumprimento.
«Existe um risco pequeno, mas crescente», avisou.
A agência advertiu, a 2 de Junho, que iria tomar esta decisão em meados de Julho se não fosse conseguido um acordo entre os parlamentares quanto às condições do aumento do limite máximo da dívida.
Actualmente o limite de endividamento do país está em 14,3 biliões de dólares.
Também o rating das instituições financeiras directamente ligadas ao executivo foram colocadas em vigilância negativa, como as empresas de crédito imobiliário Fannie Mae e Freddie Mac.