A agência de notação Moody's cortou hoje em dois níveis o rating do Banif de Baa3 para Ba2, colocando a dívida do banco na categoria de "lixo" (junk).
Corpo do artigo
A Moody's explica que o corte na classificação da dívida do Banif surge na sequência da redução do rating da República portuguesa, bem como dos maiores bancos portugueses, o que ocorreu em Abril, segundo a agência financeira Bloomberg.
A classificação do Banif de Baa3, que se situava já no último nível de notação de investimento seguro, foi agora revista pela Moody's para a categoria de "lixo" (junk), tendo a agência advertido para a possibilidade de poder voltar a cortar de novo o rating do banco português, uma vez que mantém uma perspectiva negativa para a dívida soberana portuguesa.
A 6 de Abril, a Moody's cortou o rating dos maiores bancos portugueses e na ocasião manteve a notação do Banif em Baa3, condicionando-a à avaliação das «alternativas do banco em reforçar o seu perfil de crédito».
Neste momento, a Moody's entendeu cortar o rating pois considerou que os esforços realizados neste sentido não tiveram grande expressão, pelo que optou reduzir a classificação da dívida do banco, na mesma proporção da anteriormente feita para o sector.