A Comissão Europeia entende que «o que é importante é que as autoridades espanholas tomem as medidas necessárias em matéria de consolidação fiscal».
Corpo do artigo
A Comissão Europeia garantiu, esta terça-feira, que não existem planos de ajuda «sobre a mesa» para a Espanha, Itália e Chipre e assegurou que a questão «não está a ser discutida».
Em conferência de imprensa, a porta-voz do comissário dos Serviços Financeiros assegurou que «o que é importante é que as autoridades espanholas tomem as medidas necessárias em matéria de consolidação fiscal».
Chantal Hughes, que disse estar tranquila que estas medidas vão ser tomadas, garantiu ainda que a situação espanhola e italiana «não mudou nos últimos dias».
Esta porta-voz mostrou-se ainda confiante de que o «governo de Madrid vai fazer tudo o que for preciso para que a economia espanhola regresse ao bom caminho».
Entretanto, o primeiro-ministro espanhol, Jose Luis Zapatero, fez saber que adiou as suas férias para acompanhar a situação económica do seu país no dia em que quer a Espanha quer a Itália voltaram a sofrer ataques especulativos por parte dos mercados.