Os pescadores já lançaram redes ao mar esta segunda-feira. Os produtores de pesca do cerco garantem que o preço não vai aumentar.
Corpo do artigo
A proibição da pesca da sardinha termina esta segunda-feira, depois de sete meses de paragem. Os produtores de pesca do cerco garantem que não vai faltar sardinha nos Santos Populares.
Humberto Jorge, presidente da associação, explica que os números são baixos tendo em consideração o aumento de peixe, mas acredita que a paragem obrigatória serviu para garantir que há mais sardinha nos mares.
"O setor aceitou que esta proibição se prolongasse até ao final de maio porque sabia que depois as possibilidades de pesca que ia ter até final de julho seriam poucas. Portanto, o nosso objetivo foi concentrar a nossa atividade nos meses de julho e de julho, quando há uma grande procura de sardinha e não queríamos que faltasse sardinha nessa altura", explica.
O representante dos produtores de pesca do cerco considera que o objetivo foi atingido - a sardinha está garantida nos Santos Populares. Pode ficar um pouco mais cara pontualmente, mas o preço médio não deve sofrer grandes variações.
"Pode variar entre 1,5 e 3 ou 4 euros. Depende de situações pontuais - vésperas de feriado, Santos Populares, fins de semana...", explica.
Humberto Jorge deixa a sugestão: esta segunda-feira é um bom dia para comprar sardinha.